China prorroga isenção de visto para brasileiros até dezembro de 2026

isencao de visto chinaUma ótima notícia para quem sonha em conhecer a China. O Governo da China decidiu prorrogar a isenção de visto para brasileiros até 31 de Dezembro de 2026, conforme anunciou oficialmente o Ministério das Relações Exteriores da China.

A decisão foi divulgada pela Embaixada da China no Brasil e faz parte do estímulo ao turismo internacional e facilitar o intercâmbio cultural e comercial entre os países.

Ou seja, isso significa que os brasileiros que pretendem viajar para a China até o fim de 2026 não precisarão solicitar visto tradicional, desde que atendam aos requisitos estabelecidos.

Veja no informativo:

China prorroga isenção de visto para até final de 2026

Para quem essa medida é válida?

Quem pode viajar para a China sem visto?

Qual o motivo dessa medida?

Quando a medida foi implementada?

Passaporte Brasileiro ordinário?

Para quem essa medida é válida?

A medida de isenção de visto não se limita apenas ao Brasil. Portanto, ela abrange turistas estrangeiros de cerca de 45 países, principalmente da Europa e da América Latina.

Os países que contam com esse benefício são: 

Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Bahrein, Bélgica, Brasil, Bulgária, Chile, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Kuwait, Letónia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Montenegro, Países Baixos, Nova Zelândia, Macedônia do Norte, Noruega, Omã, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Arábia Saudita, Eslováquia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça e Uruguai. 

Quem pode viajar para a China sem visto?

Podem viajar sem visto para a China todos os estrangeiros vindos dos 45 países colocados acima, desde que cumpram alguns requisitos de viagem.

  • Passaporte Ordinário – válido por no mínimo seis meses; 
  • Permanência máxima de 30 dias em território chinês; 
  • Motivos da viagem – turismo, vista familiar, intercâmbio, negócios e trânsito. 
  • Comprovante de hospedagem – hotel; 
  • Passagem aérea de ida e volta – comprovação de saída da China dentro do prazo permitido. 

Observação:

Caso o viajante ultrapasse o limite de 30 dias ou tenha intenção de ir para a China a trabalho, será necessário emitir um visto padrão junto a Embaixada ou Consulado Chinês.

Qual o motivo dessa medida?

brasileiro na chinaA isenção de visto para a China faz parte de uma estratégia para impulsionar o turismo internacional e fortalecer as relações diplomáticas e econômicas com países parceiros, como o Brasil. E assim, poder recuperar o setor de turismo que foi bastante afetado pelos anos de pandemia da COVID-19.

Desde o início do programa, a China registrou mais de 13,6 milhões de visitantes estrangeiros, no primeiro semestre de 2025, evidenciando um grande e bom resultado nessa nova estratégia. 

Além disso, de todo o impacto econômico positivo, esse ato mostra uma boa fase nas relações bilaterais entre Brasil e China, incentivando o intercâmbio cultural, negócios e também o turismo sustentável.

Quando a medida foi implementada?

A política de isenção de visto para a China para brasileiros foi inicialmente implementada de forma experimental em 2024, flexibilizando o trânsito dos viajantes sem visto, com permissão de estadia de até 10 dias

Já em 2025, o Governo Chinês anunciou a ampliação para cidadãos do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, com a validade de até 31 de Maio de 2026 e o prazo de 30 dias de estadia

Devido ao sucesso dessa medida, o Governo Chinês decidiu ampliar ainda mais o prazo de isenção de visto para esses países, que agora vai até 31 de Dezembro de 2026. Concretizou como um dos destinos acessíveis e atraentes da Ásia para o turismo brasileiro.

Passaporte Brasileiro ordinário?

Para realizar uma viagem para a China, o brasileiro precisa obrigatoriamente ter o Passaporte Brasileiro ordinário válido por no mínimo seis meses, contados a partir da data de entrada no país. 

Caso precise renovar ou emitir o documento, é recomendável buscar o auxílio de uma Assessoria Especializada em Passaportes, o que levará mais conformidade antes da viagem.

Portanto, Urgente ou de Emergência com validade baixa não se enquadra nesse segmento. Se precisar de ajuda com essa documentação, recomendamos que contrate uma Assessoria Especializada em Passaportes

Dica importante:

Passaportes de emergência ou com validade inferior a seis meses não serão aceitos na imigração.

 

Por Visto Online Express